Os originais de Antonino Homobono


Naqueles tempos não existiam computadores pessoais e os desenhistas de quadrinhos no Brasil trabalhavam assim, na munheca! No início dos anos 80 havia uma razoável produção de quadrinhos no país e os desenhistas recebiam das editoras papéis especiais – uma espécie de matriz – com as marcações de linhas (normalmente impressas em cian bem claro) para o letrista escrever nos balões e alguns espaços que delimitavam onde nossos bravos heróis do traço deveriam ablaquear sua criatividade! Tive acesso a alguns originais de um dos maiores mestres dos quadrinhos brasileiros: Antonino Homobono Balieiro! E digitalizei estas páginas para que os leitores deste blog pudessem apreciar o trabalho deste abnegado traçador.

São originais da história A Vingança de Mary, publicada nas páginas 4, 15 e 17 da revista Capitão Mistério – Drácula número 26, da Bloch Editores. Neles, podemos apreciar a qualidade da pincelada do Antonino, alguns traços a lápis que ainda persistem e as marcas que o tempo deixou nessas obras de arte. Vemos também as linhas-guia para o letreiramento e a fotocomposição (quem lembra disso?!) colada com o nome da revista e o número da página.

Na página 4 dá para ver a marca do grampo no canto superior esquerdo onde certamente havia algum papel preso, e um corte quadrado com papel colado por trás. Na página 15, o close no Drácula deixa claro a preferência do desenhista pelo ator Christopher Lee. E as mulheres são sensuais e sempre aparecem com pouca roupa. Como convém a uma história de terror onde o Príncipe das Trevas é o centro das atenções.

Quer ver a página de abertura da história A Vingança de Mary? Então, clique no link ou clique aqui para ver mais desenhos de Antonino Homobono, que hoje faria aniversário.

Anúncios