Por onde andará Floriano Hermeto?


No final dos anos 60 e início da década de 70, Guido Crepax e outros grandes autores de quadrinhos europeus eram quase inacessíveis para nós que vivíamos nesta pátria amada, idolatrada, salve, salve. Acontecia uma renovação conceitual nos quadrinhos do velho mundo e aqui, em terras tupiniquins, quase nenhuma novidade. Os personagens da Disney, os super-heróis e alguns clássicos como Fantasma, Mandrake, Recruta Zero, Nick Holmes e Cavaleiro Negro ainda dominavam as vendas em bancas. Foi quando um artista brasileiro começou a desenhar as aventuras de um personagem muito diferente nas páginas de uma certa revista da Ebal totalmente criada no Brasil. Esse artista era Floriano Hermeto, que escreveu e desenhou pouquíssimas aventuras de O Judoka, um herói brasileiro (cinco histórias, para ser exato). Floriano Hermeto era um cultuador dos quadrinhos e introduziu a linguagem gráfica inovadora de artistas como Guido Crepax, Jim Steranko e, até, Esteban Maroto. Ele foi um artista impar. Além de O Judoka, FHAF, como assinava suas histórias, realizou alguns boletins e seções informativas sobre quadrinhos de grande importância. E depois de ele deixar as páginas das revistas da Ebal, por volta de 1973, nunca mais vimos nada dele. Por isso fica aqui a pergunta: por onde andará Floriano Hermeto?

A imagem de cima é um papel de parede produzido com desenhos de FHAF extraídos de duas histórias: Gigantes de Apuarema, publicada na revista O Judoka, de março de 1971, e Irma la Douce, publicada em junho de 1971. Clique aqui para baixar mais wallpapers sobre a Ebal.
(Com colaboração de Franco de Rosa)

Anúncios

12 comentários sobre “Por onde andará Floriano Hermeto?

  1. Marta Brito disse:

    Olá Pessoal,
    Converso diariamente com o FHAF e apesar dele não escrever mais HQ, ainda é fascinado por desenhos e acompanha de perto tudo sobre o assunto. Ele ficou muito feliz e agradecido com a matéria feita por alguém que, segundo ele, com certeza ainda nem era nascido quando as aventuras de O JUDOKA foram escritas. “Quando desenhei isso há 30 anos atrás nunca esperei que perdurasse por tanto tempo”. (Palavras de Floriano Hermeto ao ler a matéria).

    • Francisco disse:

      Oi, Marta
      O texto foi escrito, sim, por alguém que leu as aventuras do Judoka desenhadas pelo FHAF, e curtiu muito a qualidade do trabalho dele. Que bom que você encontrou esse texto e dê os parabéns ao Floriano!

  2. Gustavo Machado disse:

    Fiquei maravilhado ao folhear a 1ª HQ do Judoka desenhada pelo FHAF assim que comprei o gibi nas bancas ainda adolescente. Não parecia com nada que era desenhado por essas bandas e percebi de imediato a influencia de Esteban Maroto, que admirava através da fantástica série “Cinco por Infinitus”, publicada pela EBAL. Uma pena que este grande desenhista não seguiu carreira. Fico feliz que ele tenha tido conhecimento desta matéria. Floriano Hermeto tem lugar cativo na história da HQ nacional.

    • Marta Brito disse:

      Ainda era muito criança quando Floriano desenhou O JUDOKA, porém, tive o privilégio de conhece-lo muitos anos depois e ele me presenteou com alguns gibis de O JUDOKA para que eu pudesse conhecer um pouco sobre algo que foi tão marcante na vida dele. Guardo esses exemplares com muito carinho.

    • Francisco disse:

      Para os admiradores desse mestre dos quadrinhos, tenho uma informação importante: há alguns meses fizemos uma entrevista com ele e, finalmente, ela será publicada na edição de janeiro do Jornal da ABI, publicação oficial da Associação Brasileira de Imprensa que é distribuída mensalmente a jornalistas. Assim que ela estiver disponível, avisarei neste blog!

    • Francisco disse:

      Estamos procurando também o Marco Antoni Novelli. Vamos citá-lo na mesma edição do Jornal da ABI onde será publicada a entrevista com o FHAF. Parece que o Novelli está morando na Europa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s