Vida, morte e fé no sertão

jooliveirawp1
O traço marcante e graficamente exuberante de Jô Oliveira colocou instantaneamente a trilogia de A Guerra do Reino Divino no patamar de grande clássico dos quadrinhos nacionais, desde que foi publicada pela primeira vez na prestigiada revista italiana AlterLinus #5, de maio de 1975. No Brasil, essas histórias foram reunidas num álbum lançado pela Editora Codecri um ano depois (leia aqui).

O desenho do mestre Jô Oliveira tem inspiração nas gravuras da literatura de cordel, típicas do Nordeste brasileiro e dão à obra um vigor visual que ainda hoje causa grande impacto. Numa época em que se lançam tantas edições especiais de luxo, muitas delas sem importância alguma, esta obra-prima deveria ser relançada com um tratamento gráfico mais refinado e adequado à sua grandeza histórica.

jooliveirawp3

Já que a história não é colorida, eu me atrevi a colocar cores nos desenhos do mestre Jô Oliveira nestas cinco imagens que ilustram esta postagem. Foi um atrevimento e, ao mesmo tempo, uma diversão.

jooliveirawp2
jooliveirawp4
jooliveirawp5

Veja aqui algumas páginas desta obra primorosa, e leia o editorial escrito por Ziraldo para a edição brasileira lançada pela Codecri.

7 comentários sobre “Vida, morte e fé no sertão

Deixe um comentário