A farsa de Guerra Nas Estrelas em blu-ray


Quando se fala em George Lucas nada mais me surpreende. É o caso do super-hipermegabadalado lançamento de toda a “saga” de Guerra nas Estrelas em blu-ray (caros leitores, me recuso a chamar essa franquia de “Star Wars” aqui no Brasil). Essa enganação que a Fox lançou recentemente com direito a uma enorme campanha de marketing e a contratação de “jornalistas especializados” para falar bem da caixa com os nove discos azuis, é lamentável porque simplesmente George Lucas não quis lançar a sua principal obra – os três primeiros filmes que iniciaram toda essa atual fanfarrada – em sua versão original!

Venhamos e convenhamos… a maioria das pessoas que assistiu aos três primeiros filmes nos cinemas (Guerra nas Estrelas; Guerra nas Estrelas – O Império Contra-Ataca; e Guerra nas Estrelas – O Retorno de Jedi) detestou a “segunda trilogia”, a começar pelo primeiro filme. A Ameaça Fantasma é pastiche que foi indicado ao prêmio Framboesa de Ouro de Pior Filme, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Ator Coadjuvante (Jake Lloyd; neste, foi o vencedor), Pior Atriz Coadjuvante (Sofia Coppola) e Pior Dupla (Natalie Portman e Jake Lloyd). Injustiça: Essa produção merecia ganhar nas categorias de Pior Filme, Diretor e Roteiro com sobras. E olha que boa parte do elenco é ótima! Porém, como já estamos cansados de saber, Darth Lucas não sabe dirigir. E isso é um grande problema para quem quer realizar um filme.

Só para se ter uma idéia de como esse lançamento foi odiado pelos fãs nos Estados Unidos, basta visitar a página desse produto no site da Amazon, uma das melhores lojas virtuais do mundo (sobre isso falarei em outro texto: a Amazon realmete tem um atendimento primoroso!). Nessa página vá direto ao tópico “Customer Reviews (Comentários dos clientes)” que fica mais embaixo e repare só: dos 1825 comentários postados, apenas 549 pessoas deram cinco estrelas para o produto (certamente os fãs na “nova” trilogia). A grande maioria – 1032 clientes – deu uma estrela e abominou o lançamento. A gritaria foi geral (VEJA AQUI)! A maior reclamação, claro, foi a de que Lucas mudou a trilogia original.

Por que será que ele não lança os três filmes como foram apresentados no cinema originalmente? Isso não é muito difícil de descobrir. Dinheiro, claro! Dominado há anos pelo seu lado mais negro, Darth Lucas brinca com os fãs criando subprodutos de sua obra-prima. E, com o poder da grana que tem, consegue convercer os incautos (e outros nem tão incautos assim) em suas artimanhas.

Mas, sejamos justos. Esse lançamento não é ruim de todo. Devo concordar que, dos nove discos que compõe a caixa, dois são interessantes:
– O disco 8 contém extras com os arquivos da trilogia original, incluindo cenas deletadas e extendidas, maquetes, artes conceituais e entrevistas do elenco, entre outras coisas;
– O disco 9 é composto por oito documentários curiosos.
Pronto, é isso! Só dois discos prestam! Muito pouco para o preço cobrado! No site da Livraria Cultura esse lançamento estava em “promoção” e custava a bagatela de R$299,90 no dia em que este texto foi postado. No site da Amazon também estava em promoção por US$86.99 (chega a ser absurda a diferença! Se você quiser comprar na Amazon, clique aqui: lá o produto é vendido com legendas em português). De qualquer maneira, é um custo muito alto por apenas dois discos!

Vamos ver agora quando o Senhor Darth Lucas irá se dignar a lançar os três filmes originais em blu-ray.

Um detalhe importante: Nos Estados Unidos o consumidor é respeitado. E sua opinião também é, coisa que geralmente não acontece no Brasil. Por isso a Amazon mantém as opiniões negativas dos consumidosres a respeito de um produto que ela mesmo está vendendo. A empresa sabe que, com essa medida transparenete, ela só tem a ganhar em credibilidade. Muito diferente do que acontece nos sites de comércio eletrônico do Brasil. Visite esses sites brasileiros e veja quais deles mantêm resenhas negativas dos consumidores sobre os produtos que vendem! Faça essa experiência! Normalmente todos os comentários são positivos! Chega a ser patético…

2 comentários sobre “A farsa de Guerra Nas Estrelas em blu-ray

  1. Julio disse:

    Não entendi a revolta… Lucas mesmo declarou que tinha como objetivo maior se livrar das grandes produtoras do cinema, como a Warner, Fox, etc.. e que quando conseguiu isso, graças ao sucesso de Star Wars, acabou se tornando ele mesmo um dos que tanto lutou pra se livrar.
    É a velha historia da vida imitando a arte, ele foi para o lado negro… e admitiu… heheheh!
    Entretanto não concordo com seus comentários sobre o relançamento. Compra quem quer, gosta e é fã.
    Assisti a todos no cinema, tinha a primeira trilogia lançada em VHS, original. Comprei a caixa com 4 DVDs da primeira trilogia, e depois comprei os outros 3 DVD´s da 2a trilogia separadamente, com 2 dvds cada. Isso tudo faz um total de 10 DVD´s.
    Vou esperar baixar o preço do box em Blue Ray e compro. A qualidade do som em THX e as imagens em HD fazem valer a pena. Quanto aos originais, do jeito que saíram no cinema, já foram lançados, e quem quiser rever pode tentar adquiri-los. Essas “coisinhas extras” são apenas um atrativo a mais pra justificar o relançamento em um mídia mais moderna. e isso é natural, ou o Ben-Hur nunca teria saido em DVD… Quanto ao fato de ser comercial, bem… Esse é o objetivo final de um produto, vender… DÂÂÂÂÂHHH!

    • Francisco disse:

      Muito bom o seu comentário, Júlio, obrigado. Já estava ficando triste pensando que todos os leitores concordavam comigo…
      Minha “revolta”🙂 com o Lucas já vem de um bom tempo e isso é uma longa, longa história.
      Apesar de não parecer, você concorda comigo em diversos pontos, só que você escreveu de outra forma. Sim… ele foi para o lado negro da força há muito tempo!!! Desde a época em que ele decidiu incluir personagens que mais pareciam “Teddy Bears” (os insuportáveis “Eowks”) no último filme de sua primeira trilogia.
      E, claro, compra quem quer! E quem tem dinheiro, lógico!
      Fiz um percurso semelhante ao seu: assisti aos três primeiros filmes de Guerra nas Estrelas no cinema no anos 70/80 e revi a trilogia original também no cinema, que foi relançada com as mudanças técnicas e cenas “diferenciadas”… Ok, isso vale como uma curiosidade.
      Mas o Lucas fica brincando com os fãs e, de certa forma, desvalorizando o trabalho que ele iniciou na década de 70 apelando para certos recursos que considero discutíveis.
      Não vou comprar essa caixa. Prefiro esperar o dia em que a Fox (pois é… ele não se livrou da Fox) tenha a autorização do todo-poderoso para lançar em BLU-RAY (!!!!) a trilogia original exatamente como foi ela lançada nos cinemas.
      Sei que ela já foi lançada em DVD, mas agora a mídia é outra, com mais definição.
      Lucas não pode esquecer que tudo começou com a trilogia dos anos 70 com todos os “defeitos” técnicos que marcaram essa época. E é assim que ela deve ser admirada. Já pensou se relançarem Casablanca com novas cenas, acrescentando personagens digitalmente e esquecer a versão original! Claro que não! Isso seria um crime! Mas foi o que esse moço fez com sua própria obra.
      E eu não falei nada contra ser “comercial”. Apenas escrevi que ele cria subprodutos para faturar mais. Isso não é ser “comercial”; isso é ser “medíocre”. Como já escrevi aqui, Lucas teve muito tempo para continuar Guerra nas Estrelas exatamente com os mesmos atores da saga original e parou inexplicavelmente (na época se falava em uma outra trilogia depois dos eventos de O Retorno de Jedi). Ele deixou de faturar com bons produtos…
      MAS, depois que lançou a nova trilogia nos cinemas ele quer tirar o atraso dos anos perdidos? Ou alguém pensa que ele faz isso por amor à arte? A legião de fãs que compra tudo sobre Guerra nas Estrelas mantém o lado negro de George Lucas cada vez mais forte e poderoso!
      Agora… fala sério: você gostou de A Ameaça Fantasma?!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s